The Dark Knight Rises - Por Edu


Batman Ressurge? TEM SPOILERS!

Eu sempre questionei o significado da tradução de “Rises” pro filme. Rises, pra esse filme, tem muito mais significado em “ascender” ou “elevar-se” ou até mesmo o tão simples “subir”, mas Batman, o Cavaleiro das Trevas Sobe, ficaria um título muito ruim mesmo, aheuaheuaheu!

A prisão-poço de Bane funciona muito bem como metáfora do filme. Um Batman caído, deixado ao “fundo do poço” após os acontecimentos de TDK, precisaria subir à superfície para então encerrar a lenda e a franquia do Nolan.

De todos os 3 filmes, esse com certeza é o mais heróico. Se você conhece a “jornada do herói”, vai ver neste filme todos os pontos exatos que marcam o roteiro. Ao contrário de seu predecessor, TDKR é um filme muito mais claro, e por que não dizer, esperançoso.

A batalha final a luz do dia só acentua essa sensação. Até o Batman largou as trevas, veja você. Tem até um final feliz! aheuaehuaheuaheu.

Mas deixando as bricadeiras de lado, Rises é um filme muito foda, muito bom de ser assistido. Embora tenha quase 3 horas de filme ele não perde o ritmo em nem um ponto. As vezes você sente que a edição teve que fazer cortes em certas cenas, pra deixar o filme mais enxuto pro povão que não aguenta assistir filmes longos e que façam pensar demais.

Existem certos pontos quem me incomodaram um pouco, como o fato de se terem passado 8 anos desde o último filme. É realmente necessário todo esse tempo? Se fossem só 2 anos não teria diferença nenhuma, concordam? A questão é que se você parar pra pensar, 8 anos é mais tempo que o Bruce Wayne treinou com a liga das sombras e muito mais do que ele agiu como o Batman. Não precisava, Nolan.

Eu não saquei a da perna machucada. Foi da queda no final do TDK? Ok, umas tiras automáticas aqui e ali e o Batman já pode quebrar paredes com um chute!. A atuação do grande Michael Caine é o ponto alto do filme. Você sente toda a dor do cara que está prestes a perder seu filho. Senti muita falta dele na metade final do filme.

Agora vamos falar de outra parte que me incomoda no filme, o Bane. Cara, que personagem foda (no filme). Ele te passa sempre aquele medo, porque você vê que o cara é melhor que o Batman em tudo, é fodão em lutas, estrategista, um cara sinistro... O grande problema é que criaram uma mega aura de medo no cara, pra no final ele ser apenas mais um bundão descartável.

Porra Talia Al Ghul, a gente sabe que você é fodona e conseguiu sair do poço, mas esse plot twist quase destruiu o filme. Falando nisso, o Batman quase não conseguiu saltar quanto uma garotinha.

Bem, vou terminar esta resenha como o Bane, um final bem inútil: Rises é um filme foda, mas não é melhor que TDK.

Comentários

Anônimo disse…
Aquele poço eh uma metafora ao posso de lazaro que renova a alma do batman.