Os Vingadores - Por Edu Reis


AVISO: Tem muitos spoilers do filme, se não quiser estragar a surpresa, leia depois de assistir. 

Será que a Marvel conseguiu concretizar o sonho dos nerds e fazer um mega filme dos Vingadores? Clique aí e descubra.

Mas é claro que sim seus felas! O carequinha Joss Whedon conseguiu fazer o que muita gente duvidou: um filme foda.

Vingadores é (empatado com o Cavaleiro das Trevas) o melhor filme de quadrinhos feito até hoje. Quase tudo está no seu lugar e tem seu momento e dose certos. Cada cena de ação, cada embate de palavras e até cada piadinha estão ali certinhos e fazem a máquina do cinema rodar.

Como filme de ação, Vingadores se porta muito bem. Tão bem que supera muitos filmes por aí, onde a ação desenfreada te causa sono ao invés de empolgar, tipo o Transformers. Cada momento de debate entre os personagens é ótimo, muitas vezes melhor que as próprias lutas entre eles. Nesse ponto Downey Jr. e Tom Hiddleston dominam o filme, mesmo sem deixar os outros personagens obscurecidos.

Outro ponto forte do filme, equilíbrio. Whedon consegue deixar o time de atores coeso, sem pender pra nenhum personagem. Ao contrário do que muitos posteres vendem, Vingadores NÃO é um Homem-de-Ferro e seus amigos.

Tony Stark está no mesmo nível dos filmes anteriores, cínico, babaca e muito divertido. A participação de Gwyneth Paltrow como Pepper Potts foi ótima e as piadinhas entre os dois personagens são muito boas. A única coisa que me incomodou foi a armadura Mark 7 que só serviu mesmo pra vender mais bonequinhos.

O Capitão América é muito mais fiel a versão dos quadrinhos neste filme do que em seu filme-solo. Evans tem muito mais a cara do Capitas nesse filme, o momento de liderança e planejamento durante a invasão é épico. O personagem é muito mais forte fisicamente e muito mais acrobático, coisas que ficaram faltando no primeiro vingador, mas ainda sim é a pior atuação do grupo.

Thor parece bem menos shakespearano e até "engraçaralho" no filme. As discussões entre irmãos são ótimas e parecem mais fiéis nesse filme. As lutas dele com o Homem-de-Ferro e com o Hulk são extremamente FODAS, sério, parabéns pra galera que bola as lutas,  ficou muito bom, mesmo.

O Hulk está lá, Mark Ruffalo não estraga nada, mas fica aquela sensação de que se fosse o Edward Norton, o personagem seria muito mais querido. O CG é o melhor de todos os filmes do verdão, e as expressões faciais são idênticas a de Ruffalo, o que deixa o personagem as vezes com cara de chorão, mas ainda sim é a melhor representação do Hulk nos cinemas.

A Viúva tem grande participação, de todos os personagens já mostrados é a que tem maior evolução neste filme, mostra o lado espiã que faltou no HdF2.

Talvez o único prejudicado seja o Gavião Arqueiro, mas no meio de gigantes como o Hulk e o Thor, fica meio complicado desenvolver um personagem que não tinha aparecido direito em nenhum dos filmes anteriores. Alias, os filmes-solo dos personagens não servem de muleta aqui, mas ajudam na trama e são muito bons para quem não conhece os personagens.

Nick Fury e Maria Hill fazem muito bem o papel de personagens de apoio, sem parecer menos importantes na história. Aliás o Fury é muito sacana e fdp, assim como sua versão Ultimate.

Pra finalizar os personagens, deixo aqui a minha tristeza pela morte do Agente Coulrson, ou Phill, se preferir. Em os Vingadores, se descobre que ele era um de nós, um fã de super-heróis. A tietagem dele com o Capitão América deixou esse personagem tão perto de nós, que a sua perda realmente se faz sentida, mas necessária pra história.

Pra terminar, vou citar uns pontos que achei bacana ou que não gostei no filme:

- Não achei nenhum easter egg no filme, mas também não procurei, se você souber de algum, cita aí nos comentários;
- Os aliens são realmente os Shitaury, mas na verdade não faz diferença nenhuma. Aliás, eles são ligados mentalmente com a nave mãe, sinistro;
- Nem 1 nem 3 Leviathans no filme, são vários. Consegui contar uns 5 ou 6;
- O Hulk derruba um Leviathan com UM SOCO;
- Thanos aparece no filme com o sorriso do Gato de Cheshire, aheuaheuaheuaheu;
- A cena do Capitão com o Stan Lee foi cortada na versão final. Ele aparece somente nas telas de televisão dizendo algo do tipo: "Não existem Super-Heróis em Nova York". Acredito que a cena de "despedida" dos Vingadores também foi picotada pra caber no filme;
- O Homem-Aranha NÃO aparece no filme;
- Maria Hill não é uma alien disfarçada;
- Capitão América não diz Avante Vingadores ou Avengers Assemble;
- Natalie Portman e Hayley Atwell, não estão no filme, mas são sitadas;
- O Caveira Vermelha não está no filme;
- A cena extra fica entre os créditos. Na minha sessão, não tem outra cena extra após todos os créditos acabarem.

Comentários

Anônimo disse…
Também não percebi nenhum ester egg, e também esperei até o final dos créditos mas a unica cena foi com o Thanos, mas não consegui reparar se o Stan Lee apareceu na versão final em outra parte, meu irmão diz que sim, me esclarece isso ai, ótima resenha para um ótimo filme.
Anônimo disse…
o filme conseguiu equilibrar ação,dialogo e historia,alem de comedia com tony stark é claro!!!filme nota 10!e otima resenha!
Anônimo disse…
''cada piadinha estão ali certinhos e fazem a máquina do cinema rodar'' sei no cinema que eu fui o projetor parou no final do filme, e só voltou a funcionar uns 10 minutos depois
Anônimo disse…
esse é o melhor filme de super heroi do ano
Anônimo disse…
edu se vc achar a cena do thanos no final do filme vc poem ai não deu pra ver os creditos finais pois eu tinha que ir ao banheiro mas assistir em 3d é muito melhor esse é um filme pra ver em 3d
Reptil disse…
As piadas sao meio exploradas no filme sim. O Loki batendo o cajado no peito do Tony é muito forçado e durante o ataque dos aliens a NY, quando o Capitas da uma ordem aos policiais é a cena mais previsivel que ja vi, desconsiderando os episodios de Chaves. O filme é altamente bem conduzido, sempre com um ar de comics. No quesito ação e diversao é um show a parte, o filme do ano. Mas se levarmos em consideração toda a trama, The Dark Knight Rises com certeza se sai melhor. Parabens ao Whedon por colocar tantas e tantas paginas dos quadrinhos da forma como sempre quisemos ver.
Anônimo disse…
Reptil voce foi a contradiçao em pessoa, se é que um reptil possa ser uma pessoa kkkkk,voce tipo mete o pau depois lambe, mete o pau de novo e elogia WTF!!!!!!!! segundo voce nao tem como saber se TDKR sera melhor que Avengers isso so vendo, tanto pode ser uma obra prima quanto uma bosta enfim........ o filme é nota 10 o melhor filme de HQS, melhor ate que TDK, que por sua vez foi isso tudo pela grandiosa atuaçao de Heather Leager, que humilhou o Cristian Bale atuando RIP Heather
Anônimo disse…
Matheus disse...

O Tony Stark tem problema de fabrica.
Supremo disse…
Cara... Vamo lá dar minha opinião sobre o filme:

É "O" filme de Super-heróis,como o Edu falou. Ele é exatamente como um filme dos Vingadores da Marvel deveria ser. Compará-lo com The Dark Knight Rises tem nada a ver,sendo que são teores diferentes,história,universos diferentes. Discordo do Réptil quando ele diz que em questão de trama o TDKR é melhor, não só pelo que eu acabei de falar, como não tinha como adicionar mais trama naquilo. O trama do filme É IMPEDIR A INVASÃO. Ponto final. Não tinha porque colocar outros questões,pq seriam irrelevantes. No TDKR isso acontece pq ele dá espaço pra isso.

Quanto ao humor do filme, acho que é meio relativo. Em quanto todo mundo no cinema rachava os bico nas cenas do Hulk, eu ficava lá, no maximo num sorriso (especialmente na cena dele e do Loki,abri um sorriso,mas não foi lá essas coisas), ao contrário das piadas do HdF e outros.

Enfim, não sou critico de filme,o que conta pra mim é a experiencia,e como foi muito foda, dou nota máxima.
Quanto á Easter Eggs,tbm não vi nenhum,mas uma pergunta: Eu fui o único que achou que aquela cena do Thanos, quando o carinha lá fala "Mecher com os humanos é FLERTAR COM A MORTE" e o Thanos sorri, é uma subjetiva refêrencia ao negócio da HQ que ele quer agradar a Morte (e chega até a matar metade do Universo com a Manopla do Infinito)?