X-Men: First Class - Por Edu


O melhor filme dos X-Men (Será?).

SE VOCÊ NÃO VIU O FILME E NÃO QUER QUE EU ESTRAGUE NENHUMA SURPRESA, NÃO LEIA A RESENHA POIS ELA CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME!!!! ESTÁ AVISADO!


Antes do Filme

Quando avisaram que fariam um filme sobre a primeira classe dos X-Men, cofesso que fiquei empolgado, era a oportunidade de ver a equipe original sem o Wolverine ser o foco do filme.

Eu não sou muito fã das versões pra cinema dos X-Men, mas o segundo filme foi muito bom e a volta do Singer poderia dar um pouco de qualidade a empreitada da Fox de fazer os X-Men uma turminha a la Harry Potter...

Pois bem, a cada notícia sobre o filme que saía, mais eu ficava irritado... primeiro veio um disse me disse que seria um Reboot (igual a essa palhaçada da DC) e depois de definido que NÃO era um reboot escalaram a equipe First Class sem QUATRO dos CINCO personagens originais.

Pois bem, a desculpa usada foi a cronologia dos filmes anteriores (guarde bem, CRONOLOGIA dos filmes anteriores) e colocaram uma equipe sem carisma de personagens desconhecidos do público em geral.

Essa mudança sempre foi e sempre será o meu maior motivo por odiar em parte esse filme.

Depois dessa palhaçada, sairam algumas imagens, seguem exemplos:



Dava pro por alguma fé nesse filme? Pois é nem eu.


O Filme

Bem, Firts Class de primeira classe mesmo não tem quase nada, o filme é 90% focado na relação entre Charles e Erik, com un 5% da Mística. A relação dos dois é o ponto alto do filme, principalmente Magneto.

Os demais alunos tem pequenas participações, talvez esse o motivo por não usar Ciclope e companhia... mas vou parar pra não voltar a reclamar.


Magneto


Não tem como negar, o filme Magneto - X-Men Origins, virou este filme, o First Class. O filme É sobre o Magneto, mais do que qualquer um. Você passa o filme inteiro torcendo por ele, até quando ele vira mísseis contra os humanos, você torce para que ele exploda todo mundo.

A única coisa que me incomoda é o fato dele mudar rapidamente o motivo de sua existência. Ele passa o filme inteiro indo atrás de Shaw, nunca falando sobre ser "superior" aos humanos, ele mesmo não sabia sobre outros mutantes até se encontrar com Xavier. Depois que ele usa o capacete o discurso muda totalmente.


Xavier


Cara... o James Macvoy é quase um merdão. Talvez por isso não tenha gostado tanto dele como Xavier, mas também o roteiro não ajuda, ele é sempre o "empata-foda" da parada.

O treinamento com os X-Men, quase o torna um professor legal, mas como esse não é o foco do filme, fica em segundo plano na trama do filme... deveria ter ficado em primeiro, não? O problema é esse, ele fica no "quase" o filme inteiro.


Mística


Outro ponto forte no filme. Em nenhum dos demais filmes a mística teve a importância como neste. Ela sempre foi uma adversária de combate, nunca teve nenhuma carga dramática, até agora.

A coisa mais estranha é que a mística nunca mostrou nos demais filmes qualquer afeto por Hank (Fera) ou pelo Professor X, que no First Class é um irmão pra ela.


Demais X-Men

Vou juntar todos nesse mesmo bloco porque foi basicamente o que fizeram com eles, juntaram, e só.

Alex Summers, - o Destrutor - é o Badboy do grupo, fica sacaneando o Fera com piadinhas ruins, e só.

Banshee é o engraçadinho, nada mais a falar sobre este personagem.

Darvin, entrou pelo sistema de cotas, morreu e não deixou saudade. É, morreu. Eu já tinha sacado há muito tempo, é só assitir os trailers e ver que ele nem chega a aparecer de uniforme, ou na sequência final na praia.

Angel Salvatore. Personagem tão dispensável quanto sua versão em HQ. Responsável pelas piores cenas do filme.

Fera, o que tem mais destaque dos alunos. Responsável pela montagem do Cérebro, do Pássaro Negro e dos Uniformes, incluindo as traquitanas do Banshee e do Havock. Se não me engano tem super-inteligência no filme se li corretamente a legenda.

Tem um affair com a Mística, mas que resolve dar pro Magneto (a Mística, não o Fera). A fantasia peluda é horrível de ridícula, consegue ser tão constrangedora quanto a peruca da Tempestade no primeiro filme. Elabora uma cura (que dá errado) pra mutação a partir do sangue da Mística, talvez por isso sua pelagem tenha tom azulado (boa explicação).


Vilões

O Sebatian Shaw não é nada brilhante, só quer a 3 Guerra Mundial pra ser o rei do mundo que sobrar... É um vilão que você não odeia e nem gosta. A cena da morte dele é espetacular... melhor cena do filme.

A Emma Frost também nem faz muita coisa no filme, ta lá mais pra ser uma estátua de diamante mesmo, não tem a mesma sagacidade da sua versão em HQ.

Azazel e o.... o.... (indo no Google)... .... Maré Selvagem (vlws Wikipédia), entram mudos e saem calados, estão lá só pra gastar orçamento com efeitos especiais. Totalmente dispensáveis.


Efeitos especiais e uniformes


Sério, alguém fez cortes no orçamento. Os efeitos especiais variam muito.

As cenas de vôo da Angel são ridículas, parece que você está vendo um daqueles filmes idiotas da Xuxa. Engraçado que as cenas do Banshee voando são muito melhores. A Luta aérea entre os dois é bem meio capenga. E que porra de cuspe de fogo é aquele?

A Emma Frost de Diamante é horrível, sério. Não sei como seria uma estátua de diamante, mas do jeito que está, ficou muito ruim. Já a maquiagem da Mística ficou bem bacana, por mais que a testa seja imensa.

O Fera, urso de pelúcia já falei. O restante dos poderes estão legais, mas nada tão absurdo. Gostei mesmo é do lance visual do Shaw, como se o poder desse uma alterada na física do personagem surgindo partes duplicadas.

Os uniformes dos X-Men, não são ruins, mas ainda estão longe de sererm ideais. Pelo menos são mais legais que os macacões de motoqueiro.

Um comentário todo especial para a roupa "final" do Magneto: QUE PORRA DE ROUPA É ESSA? Baixou o Ian Mckellen no Magneto. Gostei só do elmo IDÊNTICO aos das HQs, vermelho e roxo, inclusive com aquele bisourinho na testa.



Concluindo

Por mais críticas que eu faça ao filme, não há como negar que ele é um filme foda, feito com qualidade e com  jogo de cintura pelo pequeno orçamento liberado pela Fox.

Ele é sim o melhor filme dos X-Men. O roteiro com ligação a história mundial foi a melhor solução pra esse filme. Queimei minha língua dizendo que seria uma merda.

Mas eu tenho uma ressalva: O XAVIER TERMINA O FILME NUMA CADEIRA DE RODAS!!!!!

Ô bando de FDPs da Fox, se o Xavier era novo quando ele ficou na cadeira, como é que ele aparece andando quando recruta o Ciclope (no filme do Wolverine) e a Jean (no X3)?

Se era pra não respeitar a cronologia, POOOOOO QUE NÀO RESETOU LOGO ESSA MERDA ?!?!?!?!?!?!!?!?

O filme é foda, mas poderia ter sido épico.

Comentários

Anônimo disse…
Boa crítica Edu, gostei bastante do filme. Quando o primeiro trailer foi divulgado, fiquei empolgado. Mas aí, começaram a lançar novos trailers e clipes sempre do mesmo jeito, só com uma cena nova de 2 segundos. Aí saíram os pôsters rídiculos, e com isso fui perdendo as esperanças...
Mas depois que vi, o filme é foda!
Pra mim, só é inferior a X-Men 2.
Achei os efeitos especiais ruins, mas não tinham como ser melhores (eu acho), por causa do orçamento.
O uniforme do Magneto na última cena do filme, achei rídiculo, só o capacete "clássico" que salvou mesmo.
O Xavier deveria usar a cadeira de rodas em uma continuação, mas como não respeitaram a cronologia...

Mas o filme é bom - 4/5 estrelas
Isaque Arêas disse…
Não levava fé no filme também, resolvi ver por causa dessa crítica e também queimei a língua porque superou em 1000% o que eu esperava. E ainda acredito que possa haver uma "continuação" (continuar uma origem é estranho). Espero que continuem como se fosse a parte B mostrando finalmente Ciclope, Jean e no caso a Tempestade...
The Batman disse…
Aí eu acho que sei porque o xavier acaba na cadeira de rodas: Pelo mesmo motivo do magneto acabar com o elmo. Ter um sinal no filme, um símbolo.
Mas se for um símbolo pra zuar a cronologia dos outros...
Aé voce eskeceu de criticar a participação especial do Wolverine, que na minha opnião foi sem sentido.
(filme fodão xD )