Tutorial de Colorização


Bem, vou refazer os primeiros tutoriais, deixá-los todos no blog para que fique mais fácil de serem encontrados pela galera, se você não ainda viu, confira aí.


Olá pessoal, bem vindos ao tutorial de colorização de personagens.

Aqui vou demonstrar como fazer com que seus personagens fiquem com um visual mais agradável através da escolha de cores. Para isso vamos utilizar nosso bom Fábrica de Heróis 2011.

Siga os passos e seja feliz.

1 - Construindo o Personagem em Branco
Bem, eu vou fazer aqui um personagem conhecido de todos e que tem tons de cores que entram em conflito se não forem bem escolhidos, alguém conhece esse cara?


Este aqui vai ser o nosso modelo pra mostrar a vocês como deixar com um visual bacana sem entrar em conflito.

2 - Escolhendo o tom de pele
Este é uma coisa que muita gente ainda erra. Vejo bastante gente escolhendo a famosa "Pele de Yogurte" pra por no seu personagem.

Lógico que nem todo mundo tem o mesmo tom de pele, mas no Fábrica de Heróis existem cores que se aproximam mais dos tons de pele e deixam seu personagem com um visual melhor, veja quais são:



#FFCC99 Branco / Caucasiano Penúltima cor da décima fileira.
#CC9966 Moreno Claro / Pardo Décima cor da nona fileira.
#996633 Moreno Escuro Terceira cor da oitava fileira.
#663300 Negro / Afro descendente Décima quarta cor da primeira fileira.


Veja agora a diferença entre usar o tom de pele certo e o de yogurte:


Dá uma diferença bacana, não é?

3 - Usando as cores
Chegamos talvez a parte principal deste tutorial, que é a escolha certa das cores do uniforme. Muitos ainda escolhem cores muito "vivas" pra por nos seus personagens, não que seja errado utilizar cores vivas, mas utilizar só cores assim no uniforme deixa o visual carregado e de doer as vistas, veja o exemplo:


Meus olhos quase caíram fazendo essa imagem acima. Veja como está de doer as vistas com esse azul e vermelho intensos. O Superman tem o azul e o vermelho como cores principais de seu uniforme, mas precisam realmente ser nessa tonalidade?

Vamos ver como suavisar essas cores, veja o exemplo:


Veja a diferença entre as cores utilizadas:



Cores Antigo Novo
Azul #0000FF #336699
Vermelho #FF0000 #CC0000
#990000
Amarelo #FFFF00 #FFCC00
Preto #000000 #333333



4 - Colorindo as Linhas
Vejo gente que ainda não usa esse recurso, talvez não ache importante ou que não faz diferença. Bem, vou mostrar o contrário, pintar as linhas deixa o desenho muito mais bonito visualmente. Veja o comparativo:


Mas como achar a cor certa pra por nas linhas? Bem, muita gente vai no olho mesmo, se ficou bom, ta bom. Mas existe uma maneira que sempre da pra achar o tom certo de linha pra determinada cor, acompanhe com atenção:

Todas as cores possuem um código (#FF0000, #CC6699, etc..) essas cores seguem um padrão hexadecimal... ok, você não sabe o que é hexadecimal, hexadecimal é uma contagem de 16 dígitos ao invéz de 10, veja o comparativo:

Decimal: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
Hexadecimal: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F.

É como se o A fosse o décimo primeiro dígito, o B fosse o décimo segundo, etc...

Bem, seguindo essa lógica hexadecimal você pode ver nos códigos das cores os números e a letras de 0 até F, onde 000000 é preto e FFFFFF é branco.

Pra saber o código exato da linha é só pegar a cor do preenchimento e subtrair 666666 (em hexadecimal, lembrando que F - 6 = 9), ex:

Preenchimento Linha
#FFCC99 #996633
#FF0000 #990000
#336699 #000033
#3399CC #003366
#FFFFFF #999999


Pra facilitar é só seguir a tabelinha:

FF -> 99
CC -> 66
99 -> 33
66 -> 00
33 -> 00
00 -> 00

Isso vale pra materiais comuns como tecidos. Para metais, ou materiais especiais podemos usar linhas mais claras que o preenchimento:


5 - Conclusão
Por mais que use teorias, a melhor maneira de usar as cores do personagens é olhando e usando o bom senso, nunca vai existir uma fórmula exata pra se ter um bom visual, este tutorial são apenas conselhos de como melhorar, mas quem vai fazer o personagem ser bom visualmente é você mesmo.

Comentários

Anônimo disse…
Só na parte da cor de pele,vocês podiam adicionar um tom mais pálido e menos bronzeado para caucasiano pois alguns personagens precisavam ser mais claros
Supremo disse…
Anônimo,tem um jeito de fazer isso manualmente,que dá pra fazer no FH2011,mas não sei se dá pra fazer no resto.É só editar os códigos hexadecimais das cores na pequena parte aonde os mostra,quando você vai escolher a cor.

Você pode usar outro programa pra editar e ver como é que fica as cores e depois jogar o código da cor que você quer no FH ou pode seguir ali a incrivel dica mais técnica que o edu passou dos hexadecimais...